As coletas e entregas de mercadorias são etapas cruciais no processo logístico, ainda mais porque influenciam diretamente na experiência de compra do consumidor. Por isso, é necessário investir em estratégias que possam garantir serviços mais eficientes e, assim, consequentemente, consigam satisfazer as necessidades dos clientes e fidelizá-los.
Neste sentido, a gestão de coletas e entregas são geralmente consideradas atividades complexas para as transportadoras. Isso porque, imagine que um consumidor tenha problema com o rastreamento de sua encomenda ou ainda, que algum produto chegue danificado, certamente essas situações geram uma péssima impressão e tem impacto negativo na imagem da empresa.
Diante disso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar coletas e entregas de mercadorias com agilidade, segurança e eficiência.
Coletas e Entregas
Primordialmente, durante o trajeto do transporte de cargas é necessário disponibilizar de monitoramento simultâneo dos veículos, não somente por questão de segurança, mas, principalmente para garantir maior qualidade de entrega e coleta de mercadorias. Com isso, tem-se uma gestão inteligente, já que irá permitir registrar dados com o tempo de atendimento a cada cliente, a velocidade média de trânsito e outros aspectos que ajudem a gerar rotas mais econômicas e rápidas.
Como fazer uma boa gestão de coleta e entrega?
- Otimização de rota: ao invés de rotear cada trajeto manualmente, recomenda-se o uso de tecnologia para gerar rotas mais eficientes e, em menos tempo;
- Despacho automatizado: esta é uma atividade importante para as empresas que trabalham com entregas sob demanda, visto que é interessante despachar os pedidos rapidamente à medida que novos pedidos chegam. Assim, automatizar o envio libera mais tempo para a equipe se concentrar em outras tarefas que garantam a satisfação dos clientes;
- Comprovante de entrega: em algumas operações, isso significa obter a assinatura do cliente para confirmar o recebimento da mercadoria. Para outras, é tirar uma foto de onde o produto foi deixado para que possa ser compartilhado com o cliente mais tarde. Ou seja, independentemente da forma de comprovante de entrega, essa é uma tarefa importante para evitar confusão e erros;
- Comunicação: é fundamental no que diz respeito à comunicação entre departamentos. Só para exemplificar, caso um motorista tenha problemas para encontrar o local de entrega ou para entrar em contato com o cliente, a primeira ligação em busca de orientação, geralmente, é para o despachante. Por essa razão, o ideal é aprimorar e facilitar a comunicação dentro da empresa entre seus colaboradores.
Qual a importância de uma gestão de coleta e entrega eficiente?
Quando ocorrem falhas em algum desses processos, de modo geral, surgem diversos problemas como, por exemplo, perdas de mercadorias, insatisfação dos clientes, desistência de compras, reclamações, dentre outros.
Neste contexto, garantir a agilidade na entrega e segurança da mercadoria, são fatores imprescindíveis para obter sucesso nas operações logísticas. Logo, para que não ocorra problemas, é necessário administrar grande volume de informações, relacionados aos pedidos, disponibilidade de produtos, tempo de coleta e entrega, avaliar as melhores rotas, políticas de segurança e procedimentos de logística reversa (devoluções).
Dessa forma, a automatização dos processos logísticos é considerado como diferencial importante nas operações, a partir do uso de softwares específicos que facilitam o controle das atividades e auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas, sobretudo, quando gargalos forem identificados.
Portanto, a adoção de boas práticas da gestão de entregas e coletas contribui para aumentar a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados, assim, aumenta-se a competitividade da empresa. Assim sendo, a otimização desses processos é crucial para quem deseja se destacar no mercado.