O rastreamento de cargas é um sistema tecnológico de grande importância nas atividades logísticas, visto que proporciona o monitoramento mais próximo das operações. Em virtude que, muitas transportadoras enfrentam dificuldades, especialmente relacionadas aos fatores de transporte e as entregas de mercadorias, por conta disso, esse sistema auxilia no fortalecimento do planejamento, minimizando impactos inesperados como os roubos e furtos de cargas, ao mesmo tempo que agiliza as entregas direcionadas aos clientes e os consumidores finais.
Neste contexto, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como o rastreamento de cargas é fundamental para garantir maior eficiência nas entregas. Confira:
O que é o rastreamento de cargas?
O rastreamento de cargas refere-se a solução tecnológica que tem como objetivo integrar o sistema de armazenagem das mercadorias com as estratégias de gestão das entregas. Sendo assim, esta solução permite o acesso facilitado às informações em tempo real da frota, por meio de dados valiosos, os quais também ajudam no controle administrativo e das remessas com maior eficiência.
Logo, sendo mais específico, o rastreamento registra informações sobre os produtos e todo o trajeto percorrido da coleta até o destino final. Além do mais, reúne referências sobre os motoristas em cada etapa de entrega.
Como funciona o rastreamento de cargas?
O funcionamento do rastreamento de cargas é feito a partir de dispositivos de geolocalização instalados nos veículos. Desse modo, o rastreador recupera o trajeto percorrido, no intuito de entender toda trajetória, da origem até o destino de entrega.
Vale ressaltar, a possibilidade de identificar imprevistos e analisá-los, a fim de criar soluções que tornem os serviços de transporte mais eficientes, além de mais rápido para o consumidor final e mais rentável para o prestador de serviço.
Devido a isso, é possível adotar uma comunicação direta entre a gestão e o motorista, o qual pode ser feita via rádio, satélite ou telefone móvel. O acesso a todas essas informações são imprescindíveis no que concerne a tomada de decisão mais assertiva e estratégica, além de impactar positivamente no planejamento dos negócios.
Afinal, como esse acompanhamento é feito?
O acompanhamento do rastreio de cargas, conforme mencionado, é realizado por meio de dispositivos, como por exemplo:
GPS – Trata-se de um dispositivo, o qual é colocado nos veículos e, então, obtém a localização em tempo real. Existem atualmente três principais rastreadores satélite, radiofrequência e M2M2/GSM, eles são classificados de acordo com sistema de telecomunicação utilizado.
- M2M/GSM – Os dispositivos mais modernos utilizam essa tecnologia, que transmite o sinal a antenas de telefonia.
- Satélite – Esse modelo envia o sinal para uma rede de satélites que distribui a localização precisa do veículo para a central de rastreamento. Dessa forma, funciona melhor em ambientes abertos, no entanto possui custo mais alto.
- Radiofrequência – Esse sistema é bastante utilizado para o rastreamento de cargas roubadas. Trata-se de um modelo mais simples quando comparado aos outros, ainda mais porque não supre todas as necessidades de uma gestão das frotas.
Celulares – Ainda que essa não seja considerada a melhor opção e esteja sujeita a falhas, algumas empresas ainda realizam o monitoramento de cargas através de contato via celular com os motoristas.
Câmeras – Existe também a possibilidade de monitorar os veículos por meio do uso de câmeras, que realizam a gravação das imagens durante a viagem. Em alguns casos a implantação desse tipo de sistema inclui a utilização do dispositivo GPS.
Por que o rastreamento é considerado importante?
Primeiro de tudo, além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprindo, o rastreamento permite que as transportadoras forneçam informações em tempo real para seus clientes a respeito das cargas. Outros fatores consideráveis, é a possibilidade de ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos, a prevenção de roubos e sequestros durante as viagens e as informações precisas da localização dos veículos. Se você está no mercado, https://www.fakewatch.is/product-category/patek-philippe/ nossa plataforma é sua melhor escolha! O maior shopping!
Os recursos oferecidos pelo sistema de rastreio
Integração de setores
Primordialmente, o rastreamento de cargas integra diversos departamentos da empresa. Desde o setor de estoque, passando pelas embalagens, o monitoramento, até a etapa final que é a entrega. Além disso, auxilia diretamente na estrutura logística de embarque e garante a satisfação dos clientes.
Neste sentido, com a conexão entre os setores da empresa, simplifica a tomada de decisão com maior agilidade, efetividade e segurança.
Visão analítica da carga
Essa tecnologia também oferece uma visão analítica da carga, o que certamente torna a cadeia de abastecimento mais inteligente e eficaz. Isso porque, com as informações detalhadas e em tempo real, identifica-se padrões e otimiza o fluxo de trabalho. Tudo isso ocorre enquanto movimenta as mercadorias no prazo e, consequentemente, assegura o sucesso das operações.
Indicadores de falhas
Com o uso do rastreamento identifica-se erros e falhas ocorridas durante o percurso e apresenta soluções para evitá-las. Quando este sistema é utilizado em todas as etapas, o aplicativo envia mensagens de alerta sempre que algo sair diferente do esperado.
De modo geral, as notificações são enviadas quando o veículo encontra-se em inércia, apresenta algum defeito, desvia da rota do planejamento ou quando a porta é aberta sem a devida autorização.
Posto isso, quanto mais rápido os incidentes são notados, mais fácil são de resolvê-los, diminuindo os impactos negativos.
Histórico das entregas e dos prazos
As transportadoras precisam manter um controle rigoroso das entregas e, por isso, podem acessar facilmente o histórico de todas as entregas e bem como dos prazos definidos. Além do que, também são fornecidos dados referentes a taxas de embarque, análise das rotas e alertas de roubos.
Neste sentido, é possível acessar todos esses dados facilmente de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet. Por conseguinte, garante que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo a qualquer momento.