Quando falamos em armazenamento de cargas, essa é uma etapa muito importante da gestão logística. Porém, durante seu processo existem alguns desafios, os quais evidenciam a necessidade de realizar ações e estratégias que possam minimizar os gargalos e por conseguinte, aumentar a produtividade e o desempenho desta etapa.
Dessa forma, entre desafios diários da armazenagem de cargas tem-se o controle de estoque, prazos de entrega, comunicação com o cliente e seus destinatários. Devido a isso, a adoção de algumas práticas, além da implementação de tecnologias que ajudam na movimentação de mercadorias e garante melhorias na eficiência do processo de armazenagem.
Neste contexto, para que possamos entender melhor este assunto, veja algumas dicas para garantir um armazenamento de cargas eficiente. Confira:
Afinal, o que é o armazenamento de cargas?
O armazenamento de cargas é uma das etapas das operações logísticas, o qual tem como finalidade assegurar o abastecimento de mercadorias e, com isso, promover a realização das entregas. Isso significa dizer que esse processo contempla tudo que envolve a administração de materiais.
Sendo assim, podemos dizer que a principal função do armazenamento de cargas é criar uma ponte bem definida entre fornecedor e comprador. Pois, o centro de distribuição e o armazém são espaços importantes para auxiliar no cumprimento das demandas.
Em função disso, o armazenamento é realizado a partir das seguintes etapas:
Recebimento – são verificadas informações correspondentes às notas fiscais, além das características de cada item recém-chegado e possíveis erros com pedidos e ordens de compras.
Movimentação – carece cuidados especiais e uso de equipamentos específicos, a fim de diminuir as ocorrências de perdas, sobretudo no que concerne aos produtos de alta perecibilidade.
Armazenamento – é necessário organização e estabelecimento de regras aptas para promover a eficiência, como por meio do endereçamento e métodos de valoração do estoque, por exemplo.
Picking – processo de separação dos pedidos que tem como intuito organizá-la para a expedição.
Packing – processo em que os pedidos são embalados conforme suas características e ordem de despacho.
Expedição – é a etapa final, onde os produtos são pesados e enviados para entrega. Vale ressaltar que a efetividade desse processo está diretamente relacionada a fatores como a localização do armazém e o modal de transporte definido.
Em função disso, a fim de garantir uma distribuição eficiente e adequada às necessidades dos clientes deve-se criar rotinas de armazenagem, os quais tenham como objetivo principal a agilidade, flexibilidade e eficácia.
Como realizar um armazenamento eficiente?
Primeiro: armazene as mercadorias adequadamente
O primeiro passo para que possa realizar um armazenamento eficiente, é acomodando as cargas de modo que consiga agilizar a movimentação. Isso porque, o ideal é organizá-las por ordem de importância, sendo que as consideradas mais importantes devem ficar dispostas no melhor lugar do armazém, isto é, mais perto da entrada ou saída. Além disso, é preciso atentar-se às questões como as especificações de cada produto e os que possuem maiores demandas. A partir disso, resulta em maior eficiência do uso do espaço, proporcionando acesso rápido na locomoção dos materiais, bem como na sua preservação. Este artigo menciona seu favorito a preços super baixos. Escolha entre entrega no mesmo dia, fakewatch.is replica watches entrega drive-up ou retirada do pedido.
Prepare os espaços conforme as necessidades das mercadorias
Neste caso, são levados em consideração as características do produto e o que são exigidos para manter sua integridade, como por exemplo, aspectos referentes à luminosidade, temperatura, perecibilidade, toxicidade e inflamabilidade. Logo,entende-se que um ambiente inadequado impacta negativamente na qualidade do produto e na sua durabilidade. Por essa razão, é fundamental atenção com esses e outros cuidados especificados nos rótulos dos produtos, além das normas que regulamentam cada um deles.
Organize a entrada e saída
A organização da entrada e saída de mercadorias facilita a gestão de estoque, possibilitando maior agilidade e previsibilidade no processo. Dessa maneira, com a implementação de sistemas tecnológicos, auxilia no que diz respeito a uma visão mais clara dos itens que entram e saem do estoque, além de acesso a outras informações pertinentes como os tipos de produtos, quantidade, valor agregado, fluxo de saída, entre outros.
Cuidado com as embalagens
Em relação às embalagens, são fundamentais para proteção dos produtos e, ainda, auxiliam no manuseio enquanto são transportados. Por isso, os cuidados com as embalagens também são de suma importância, lembre-se que assim garante que as mercadorias se mantenham intactas durante os processos, evitando possíveis prejuízos. Outra questão relevante, é que utilizem as embalagens originais dos produtos, uma vez que facilita a própria manutenção da integridade das mercadorias, ajuda no processo de separação e identificação, além de carregar a marca do fabricante.
Organização e conservação do espaço físico
Recomenda-se que haja a organização e conservação do espaço físico dos armazéns. Pois, os cuidados minuciosos e a devida limpeza, proporcionam maior segurança e evitam riscos de acidentes e colaboram no deslocamento das mercadorias. Além disso, o espaço do armazém torna-se mais bem disposto, sendo utilizado de maneira inteligente.
Portanto, a armazenagem de cargas é uma das etapas primordiais para as operações logísticas e quando realizada com eficiência, garante que os processos de entregas dos produtos sejam executadas conforme as exigências.