Saber como definir o prazo de entrega com exatidão e eficiência é crucial para o sucesso dos negócios, já que isso interfere diretamente na satisfação dos clientes. Desse modo, o cumprimento dos prazos estipulados juntamente com bons serviços prestados nas operações logísticas, tornam um diferencial competitivo considerável.
Dado que, o processo de entrega envolve diversos fatores, como a quantidade de mercadorias transportadas, a localidade do destino e da distribuição, características da carga e o tipo de modal que realizará a entrega. Logo, é importante compreender esses e outros fatores para então estipular corretamente o prazo de entrega das mercadorias.
Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como são definidos os prazos de entrega nas operações do transporte de cargas. Confira:
As entregas no modal rodoviário
As entregas no modal rodoviário conta com alguns processos importantes, o qual começa com o momento da coleta de materiais nos centros de distribuição ou nas fábricas, em seguida é feita a emissão de notas fiscais das mercadorias e de outros documentos obrigatórios, além da consolidação das cargas, o transporte e a desconsolidação.
Devido a isso, diversas empresas estão envolvidas neste processo, seja antes, durante ou depois do trajetos, como os postos de combustíveis, as oficinas mecânicas, às seguradoras, além dos órgãos competentes que fiscalizam as atividades do setor.
A importância de calcular o prazo de entregas corretamente
Primordialmente, o prazo de entrega afeta não somente a decisão de compras de clientes e consumidores, mas também nos processos de gestão da transportadora, considerando que tempo é dinheiro.
Lembre-se que, quanto mais rápidas forem realizadas as entregas, maior será o volume de fretes que conseguirá atender. Sendo assim, isso significa que interfere positivamente na lucratividade e na visão de mercado perante sua empresa.
Quando alguém compra algo ou solicita uma entrega, certamente realiza todo um planejamento que abrange os prazos estipulados. E quando este não é cumprido, prejudica tanto financeiramente quanto o relacionamento com o cliente.
De modo geral, o prazo de entrega começa a contar quando o cliente solicita um pedido da empresa. Ou seja, quando o vendedor promete um prazo de 7 dias para o consumidor, por exemplo, ele tem exatamente este período para realizar todos os procedimentos internos, que envolvem separação, emissão de documentos, consolidação das cargas, carregamento e expedição, além do transporte.
Afinal, como funciona o cálculo de entrega?
Os cálculos para definição do prazo de entrega são feitos em conformidade com algumas estimativas e padrões, os quais contam com situações de imprevistos como roubos de cargas, problemas mecânicos com o veículo e fluxo intenso de trânsito.
Além disso, deve-se considerar as especificidades da carga, visto que essas são questões que interferem diretamente no período de preparação e cuidados, tais como:
- Tempo de separação dos pedidos;
- Existência de pedido de entrega expressa;
- Localização do centro de distribuição;
- Tempo gasto em trânsito;
- Tipo de carga;
- Possibilidade de feriados e finais de semana próximos da entrega;
- CEP de origem e destino.
O comprimento dos prazos de entrega é fundamental para a satisfação dos clientes. Por isso, é fundamental que as transportadoras possuam uma boa gestão, estrutura adequada e conte com auxílio de tecnologias de ponta a fim de evitar imprevistos.
O Lead Time no prazo de entrega
É conhecido como Lead Time o tempo entre produção, término da separação e a contratação do serviço. Por essa razão, é primordial que as transportadoras disponham de estratégias que ofereçam ótimo lead time. Isso porque, quando ele é bem gerenciado, torna-se um importante diferencial competitivo nas operações logísticas. Neste sentido, algumas de suas atividades refere-se:
- Aquisição de insumos;
- Produção e fabricação;
- Processamento de pedido;
- Processo de embalagem;
- Transporte de cargas.
Com isso, adquire-se mais uma forma de redução nos prazos de entrega, colaborando no amadurecimento e aumento da eficiência dos processos logísticos, bem como do crescimento organizacional.
Portanto, percebe-se que o cumprimento dos prazos de entrega é considerado fundamental para decisão de compras dos clientes. Pois, quando ocorrem atrasos do transporte, muda o planejamento do consumidor, além de gerar uma péssima imagem da empresa. Dessa forma, deve-se contar com um bom planejamento e criar estratégias que evitem possíveis atrasos, visando principalmente a satisfação dos clientes.
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